Todos enfrentamos desafios na vida, E, muitas vezes, somos colocados perante escolhas difíceis, pois representam uma dicotemia entre aquilo que sabemos ser correcto e verdadeiro, e um benefício facil, embora as custas da moral e ética.
Ética Cristã: determina nosso comportamento em Cristo, ou seja como nos comportamos perante, Ele.
A ética divide-se em três partes:
1. Ética individual- trata-se do dever do homem para consigo mesmo;
2. Ética social- trata-se do dever do homem para com seu próximo;
3. Ética teísta- trata-se do dever do homem para com Deus.
1- ÉTICA INDIVIDUAL;
Timótio é chamado atenção por Paulo, quando diz , tem coidado em ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas;
porque, fasendo isto, te salvarás, tanto a te mesmo como aos que te ouvem. (Tm 4:16)
2- ÉTICA SOCIAL;
Trata-se do dever do homem com o próximo. Amaras o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22:39)
3- ÉTICA TEÍSTA;
Princípios, moral, procedimentos do homem em suas relações com Deus.
Cada momento temos que tomar decisões com implicações pessoais, sociais e teístas. Temos que avaliar quais os efeitos de nossas ações sobre nós mesmos, sobre os outros e, acima de tudo, sobre o nosso Deus. Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus. (Mt 5:16)
1 ´´etica individual " cada um de nós dará contas de se mesmo a Deus" (Rm 14:12)
2 ética social " levai as cargas uns dos outros" (Gl 6:2)
3 ética teísta "não terás outros Deuses diante de mim" (Ex 20:3)
PONHAMOS EM PRATICA!
1- DEUS AMA VOCÊ!
A bíblia diz, "porque Deus amou o mundo tanto, que deu seu Único filho,para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna."
2- Todos nós fazemos, dizemos ou pensamos coisas que são erradas. Isso é chamado de pecado, e nossos pecados nos separam de Deus.
A bíblia diz, "Pois todos pecaram e estão separados da gloria de Deus"(Rm 3:23) Deus é perfeito e santo, e nossos pecados nos separam de Deus para sempre."
A bíblia diz, "pois o salário do pecado é a morte."(Rm 6:23) a boa noticia é que a mais de 2000 mil anos atras.
3- Deus enviou Único Filho Jesus Cristo para morrer na cruz por nossos pecados.
Jesus é o Filho de Deus. Ele viveu uma vida sem pecados e morreu na cruz para pagar o preço por nossos pecados. "Mas Deus demostra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda eramos pecadores." (Rm3:2) Jesus ressucitou dos mortos e agora Ele vive no Céu com Deus Seu Pai. Ele nos oferece o presente da vida eterna- de viver eternamente com Ele no céu se aceitarmos ele como nosso Senhor e Salvador. Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. ninguem vem ao Pai a não ser por mim." (Jo 14:6) Deus te ama e deseja que você seja Seu filho" contudo, aos que receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhe o direito de se tornarem filhos de Deus." (Jo 1:12) Você pode escolher e pedir para que Jesus Cristo perdoe seus pecados e entre na sua vida como seu Senhor e Salvador.
4- Se você deseja aceitar Cristo, você pode pedir para ele ser seu Salvador e Senhor confessando pela fé com esta oração.
Senhor Jesus, eu creio que tú, és o filho de Deus, o Salvador do mundo. Obrigado por vir a terra e morrer para que eu pudesse ter a vida eterna. Por favor perdoe todos os meus pecados. Agora eu quero te seguir e te servir com minha vida. Por favor envie o seu Santo Espirito e dirija meus passos. Em nome de Jesus. Amem."
Você fez esta oração?
Crer
Cremos... 1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29). 2)
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17). 3)
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9). 4)
Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19). 5)
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8). 6)
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9). 7)
No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15). 9)
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7). 10)
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12). 11)
Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14). 12)
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10). 13)
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15). 14)
E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).
ENFIM, A BÍBLIA É A NOSSA BÚSSULA. JESUS CRISTO, É O CENTRO DE TODA NOSSA ADORAÇÃO.
Oração para a Cura
Tu és Médico divino. Tu dás a Vida e a Vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.
Opera, em mim, uma profunda cura espiritual e, se for da Tua vontade, também uma cura física. Que seja operada diretamnete pela ação poderosa do Teu Espírito Santo, ou através do médico e dos remédios! Aumenta a minha fé no Teu poder, Senhor, e no infinito amor que tens por mim.
Aumenta a minha fé, Senhor, que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. Além de mim, Senhor, quero também apresentar, todos os doentes que me pediram orações.
Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando! Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também destas pessoas que padecem enfermidades. Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste.
Ó fiéis do Senhor, cantai a sua glória, dai graças ao seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor. Amém.
Intersessão
Deus, nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, daí força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem; esperança para aqueles que sofrem. Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus! Um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra.
Deixai-nos beber das fontes desta bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, Oh! Poder. Oh! Bondade. Oh! Beleza. Oh! Perfeição.
E queremos de alguma sorte, alcançar Vossa misericórdia. Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir Vossa imagem.
ADORANDO A DEUS ATRAVÈZ DA ORAÇÂO
Quando o crente está prostrado de joelho diante de Deus, quando ele crê que Deus está presente vendo e ouvindo e respondendo a sua oração, porque não neste momento deixamos de clamar, interceder e pedir para só agradecer, exaltar, glorificar, engrandecer através da oração o nosso grande Deus Sl. 96: 6 – 9; Sl. 95: 6 João 4: 23 e 24.
Deus tem feito tanto por nós: deu o dia à noite, o sol a lua, as estrelas a chuvas, os alimentos, os olhos, ouvidos, braços e mãos, saúde, vida, salvação, benção, promessas, paz, libertação e vida eterna, porque só pedir, porque não tirar um momento de ações de graça, porque não tirar para adorá-lo Rm. 1: 20; Sl. 107: 1 – 6, Sl. 116: 12. Adorar a Deus através da oração é entrar no mundo de Deus é estar, mais próximo de Deus, é poder tocar em Deus, e estar em sua presença é sentir Deus não só do lado de fora, mas é sentir Deus, Jesus dentro, é sentir o fluir do Espírito Santo João 14: 15 -23; João 7: 37, 38.
Adorar a Deus através da oração traz outra vida dentro de você Gl. 2: 20. Esta vida dentro de você faz de você um vaso nas mãos de Deus II Co 4: 6 – 10 Deus te chama hoje não só para fazer parte da elite dos púlpitos ou da elite dos bancos, mas com certeza Deus te chama para fazer parte da elite dos joelhos.